segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Review: Lápis de Cor Aquareláveis Koh-I-Noor Mondeluz 72 cores

Olá pessoal! Tudo bom?

Hoje vim compartilhar com vocês algo bem legal: a minha nova aquisição de material de Arte!
Há um bom tempo que quero fazer um upgrade em meus lápis de cor, mas vim adiando porque o preço não é nem um pouco amigável... mas chega num ponto que seu trabalho, seu olhar crítico, e sua vontade de melhorar a qualidade do trabalho pedem por um upgrade no material. E foi assim que decidi comprar novos lápis de cor.
Após muito pesquisar, cheguei à conclusão de que o que teria melhor custo benefício (qualidade e preço $$) seria o Lápis Aquarelável Mondeluz 72 cores da Koh-I-Noor.

No final da semana passada os meus lápis chegaram! Eeeeee!! E decidi fazer um post para compartilhar com vocês essa alegria e, também, fazer um review da caixa para ajudar quem esteja, assim como eu estava, querendo comprar novos lápis! Vamos lá?

Lápis de Cor Aquarelável Mondeluz - 72 cores - Koh-I-Noor

Caixa de Lápis de Cor Aquarelável Mondeluz Koh-I-Noor 72 cores

Motivos para escolher essa caixa:
Primeiro quero explicar porque optei por um lápis de cor aquarelável.
Como estou há muito tempo utilizando os lápis aquareláveis da Faber Castell (linha escolar), achei que se comprasse um lápis não aquarelável estranharia muito a "dureza" do traçado. Os aquareláveis em geral são bem mais macios e suaves no traçado. Então pensando nessa característica optei pelos aquareláveis. Fora que, além disso, essa possibilidade de aquarelar com o lápis é bacana. Não que eu goste de utilizar essa característica (prefiro aquarelar com tinta aquarela mesmo), mas vai que surge essa necessidade em um futuro trabalho, não é mesmo? Sempre é bom termos novas possibilidades de uso para um mesmo material.

A definição pela marca foi, talvez, a mais difícil. Pesquisei muito e depois de ler muitas opiniões e assistir vários vídeos, cheguei à conclusão de que essa marca apresentava um lápis bom, de qualidade, a um preço mais convidativo. O que eu pagaria por uma caixa de 36 da Prismacolor (não aquarelável), eu conseguiria pagar por essa de 72 cores, aquareláveis, da Koh-I-Noor. Então, digamos que o fator monetário pesou bastante. Até porque no momento o que eu mais precisava era de um estojo com mais cores. Muitas vezes ao realizar um trabalho com a minha caixa aquarelável da Faber Castel de 36, eu sentia falta de algumas tonalidades de cor que, mesmo misturando as existentes, eu não conseguia alcançar. Lápis de cor é bem diferente de tinta, pois não é tão fácil de chegar a uma tonalidade apenas misturando os lápis.

Depois a dúvida era: onde comprar? Pesquisei muito também e acabei optando por comprar via Ebay! Foi minha primeira compra no Ebay e adorei! Comprei de uma vendedora da República Tcheca, que enviou os lápis rapidamente e em cerca de 20 dias eu recebi aqui no Brasil. Fácil, rápido e prático!

Bom, vamos falar da caixa em si?

Caixa de Lápis de Cor Aquarelável Mondeluz 72 cores Koh-I-Noor

A caixa é de papelão, como as caixas de lápis de cor do Brasil, e vem com 3 compartimentos, tipo bandejas de plástico, com 24 lápis de cor em cada uma. Acima vocês podem ver exatamente as "bandejas de lápis", exatamente como vem na caixa.
São muitas cores! Muitas!

Lápis de Cor Aquarelável Mondeluz 72 cores Koh-I-Noor
Na parte inferior de cada "bandeja", há um compartimento com um pincel Koh-I-Noor, como mostro na foto acima. É um pincel simples, que vem com o intuito de ajudá-lo a aquarelar.
O pincel é simples, ajuda a brincar de aquarela, mas com certeza não é um pincel como Cotman, Winsor & Newton e cia. Mas para aquarelar o lápis, tá valendo! (risos)
Sendo assim, a caixa vem com 3 pincéis, um em cada bandeja interna.

Close up nos lápis da caixa Mondeluz 72 cores Koh-I-Noor

Os lápis vem todos com identificação da marca (Koh-I-Noor) e da linha aquarelável (Mondeluz) e o respectivo número do lápis. Eles seguem uma ordem, mas no meio há uns lápis com numerações meio loucas (risos), mas ainda sim seguindo uma ordem de fábrica. 
Porque achei interessante mostrar isso? Porque pesquisando encontrei muitos sites, especialmente sites chineses (tipo Ali express), em que alguns vendedores vendiam caixas de lápis de cor dizendo serem de determinadas marcas (geralmente marcas conhecidas), mas que na verdade não eram. Pelas fotos do produto dava para perceber que os lápis não tinham a identificação do fabricante. Então, antes de comprarem um material, verifiquem se realmente é verdadeiro. Muitas vezes a pessoa pode comprar gato por lebre! Fiquem atentos!

Tabela de cores da Caixa de Lápis de Cor Aquarelável Mondeluz 72 cores Koh-I-Noor
Cores dos Lápis:

Acima fiz uma tabela simples, porém bastante útil, com as cores que vem na caixa, seguindo a ordem dos lápis nas bandejas. 
como podem verificar, em alguns momentos os lápis apresentam numeração bem doida (do 9 vai pro 131, por exemplo), mas seguem a ordem de fábrica.
A caixa apresenta uma gama enorme de cores!
E algo que eu queria muito encontrar, mas não encontrava quando pesquisei, era justamente uma tabela com as cores reais dos lápis. Acho isso muito útil porque você consegue ver como são as tonalidades sobre o papel branco e, assim, conseguem notar se há cores que você necessita ou não.
Então, espero que essa tabela seja útil a todos vocês!

Caixa de Lápis de Cor Aquarelável Mondeluz 72 cores Koh-I-Noor
Como podem ver, a caixa tem ampla gama de cores. Mas, claro, por mais cores que tenhamos, sempre sentimos falta de alguma, não é mesmo? (risos)
No caso, achei que a caixa apresenta uma maior variedade de tons de Azul e Verde, seguida por Amarelo e Cinza (talvez). 
Senti muita falta de mais tons de rosa, mas isso é algo que sempre percebo nos estojos, mesmo os de tintas. A cor rosa nunca aparece em muitos tons. Nessa caixa observamos uns 2 tons de rosa seguidos de outros lápis que se aproximam mais do magenta, lilás e vermelho. São lindas cores, mas eu, que adoro fazer flores, senti falta de um rosinha mais "sintético", digamos.

Traçado e primeiras impressões:

Testei os lápis, apenas brincando um pouco no sketchbook, e as primeiras impressões foram ótimas!
São lápis macios, que suavemente cobrem a superfície (você não precisa pressionar muito o lapis contra o papel para colorir), se misturam com facilidade (ótimos para degradês) e tem um acabamento bem legal!
Algo que me chamou muito a atenção foi o fato de que esses lápis não soltam o famoso "pózinho" que os da Faber Castell, linha aquarelável escolar, soltam.  Sempre que pintava com aqueles lápis, precisava tomar cuidado com o pó que soltava, do atrito do lápis com o papel, para que ele não manchasse o restante do papel ou aderisse ao papel deixando uma marca grosseira neste. 
Os da Koh-I-Noor são tão suaves que você nem sente o atrito do lápis com o papel, e mesmo assim percebe uma rápida pigmentação / coloração do papel. 
Farei novos testes em breve e contarei para vocês!

Extras:

Esqueci de contar! Dentro da caixa, num compartimento quase secreto (risos), vem dois apontadores de brinde. São simples, de plástico, mas quebram um galho enorme!


Espero que esse post tenha ajudado vocês! 
Caso tenham alguma dúvida, por favor entre em contato, deixem um recado aqui ou escrevam para mim: contato@julianamotzko.com.br  
Será um prazer ajudá-los!

Em breve postarei mais experiências e dicas sobre esse material e outros. Fiquem atentos, assinem o blog, divulguem e participem!

Um grande beijo!

4 comentários:

Kosoniscs disse...

Que fantástico, Jú! Sinto saudades de desenhar e era apaixonado pelos produtos da Koi-I-Noor. Seu blog é ótimo, parabéns!

Juliana Motzko disse...

Obrigada Rafa!!! :) Valeu mesmo!
Eu só tinha experimentado lápis integral e giz pastel seco deles.
Os lápis são sensacionais! Adorei mesmo!
E puxa, vc devia voltar a desenhar hein! Quem sabe um sketchbook de aventuras pro Meu Mochilão?? Pense nisso... seria mto bacana! Bjos e obrigada!

Leandra disse...

Obrigada pelas dicas, Juliana. Ajudam muito! No caso dos lápis da Faber, por exemplo, que deixam manchas no papel, pensei que eu estivesse fazendo algo errado...

Juliana Motzko disse...

Oi Leandra! Fico feliz que o post tenha te ajudado!!! Abraços!