segunda-feira, 29 de novembro de 2010

E o vestido voou...


...(risos)...

Ilustração em homenagem a Marilyn Monroe, uma das atrizes mais famosas de Hollywood, em sua clássica cena do vestido esvoaçante, no filme "O pecado mora ao lado".

Mais uma ilustração da minha série de ilustrações dos "Clássicos do Cinema".

Feita à nanquim, lápis de cor e marcador.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Árvore de Maçãs


Há muito tempo eu havia feito essa obra em estilo Romero Britto, para mostrar integrar a série de trabalhos em homenagem ao artista, feita na escola em que sou Coordenadora Pedagógica.
Hoje, arrumando as coisas para a Mostra Cultural de amanhã, encontrei e resolvi expor também este trabalho, junto a tantos trabalhos legais desenvolvidos.
O tema do trabalho, desenho, pintura e tudo mais foi ideia minha, apenas seguindo a alegria e o colorido do Romero Britto, artista que tanto admiro!
Utilizei canetinha e lápis de cor na execução da obra.

Terminei o Vaso de Flor!

Após muita correria, eis que consegui um tempinho para terminar a obra inspirada na arte de Vik Muniz que eu tinha iniciado: um singelo Vaso de Flor.
Abaixo segue o resultado:


Terminei a obra colando mais algumas bolinhas de papel crepon, outros retalhos de papel (dessa vez color set) e um pedaço de palito de churrasco (para fazer o caule da flor).
Gostei do resultado! Estará em exposição na Mostra Cultural 2010 da escola em que atuo como Coordenadora Pedagógica.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cinderela

Essa minha versão de Cinderela é resultado de mais um desafio do blog Os Nossos Rabiscos, que eu mantenho com meu namorado, também artista, Mário Moreno.
A ideia era desenharmos, em nossos estilos, algum dos vários Contos de Fadas que existem.
Escolhi o conto da "Cinderela", não só por ser um dos contos de fadas que eu mais curtia quando criança (e que adoro até hoje!... risos...), mas pelo desafio de desenhar a cena que imaginei como mais "marcante" na história: a cena da Cinderela correndo para a carroagem, antes que todo o feitiço da fada madrinha se desfaça! E, nessa correria, perca seu pequeno sapatinho de cristal!
Utilizei marcadores, nanquim e lápis de cor.

E, claro, está no meu Sketchbook!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

I wanna rock and roll all night...


... and party every day !!

Inaugurando a série "Clássicos do Rock", uma das bandas de rock mais conhecidas no mundo: Kiss!


Primeiro fiz alguns estudos e esboços até chegar a um desenho final. Deu trabalho, levei dias para elaborar os integrantes do Kiss no meu "estilo", mas curti demais fazer esse trabalho.
Ando muito crítica comigo mesma, mas aprendi muito com esse desafio que me propus... porque além de fugir do que estou acostumada a desenhar, tive de transformar algo mais "selvagem" e "rock'n roll" em algo fofinho, como esses bonequinhos do Kiss... (risos)

Utilizei nanquim, lápis de cor e caneta esferográfica "glitter" prateada e dourada.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Indiana Jones

Mais uma ilustração no meu sketchbook... da série "Clássicos do Cinema".
Dessa vez o aventureiro mais famoso de todos os tempos: Indiana Jones!
Tentei retratá-lo em seu traje clássico, em cena que ele visita o mercado do oriente.

Feita à nanquim, lápis de cor, canetinha e marcadores.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Bonequinha de Luxo

Inaugurando a Série "Clássicos do Cinema", uma versão infantil da Audrey Hepburn no clássico "Bonequinha de Luxo" (Breakfast at Tiffany's).

Desenho feito no meu sketchbook, para o qual utilizei nanquim, lápis de cor aquarelável e marcadores.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Fominha de Sorvete

Mais uma ilustração que fiz no meu sketchbook. Essa comecei no domingo, dia 07/11/2010, no show do Edgard Scandurra, e terminei dia 10/11/2010, enquanto esperava passar o temporal.
Feita com nanquim, marcador e lápis de cor aquarelável.

Curti!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sonho de Menina


Que menina nunca sonhou em ter um castelo todo seu? Cheio de corações, coisas boas e fofas? Com um caminho todo colorido, feito arco íris?

Essa ilustração é um pedacinho do meu Sketchbook...
Fiz essa fofurice na sessão desenho de ontem com o namorado (Mário Moreno)... enquanto curtíamos um show do Edgard Scandurra. Muito bom, muito especial !

Utilizei nanquim, lápis de cor aquarelável e marcadores. Aliás, devo confessar que estou totalmente "in love" com esses marcadores: são excelentes para colorir! Tô vendo que vou precisar de muitos e muitos... novos! variados! (risos)

Fazendo Arte a la Vik Muniz

Vocês sabem, sou uma grande admiradora do artista Vik Muniz.
E, quando professora, trabalhei o artista com meus alunos. Agora, como coordenadora pedagógica, oriento minhas professoras nos trabalhos com os alunos sobre ele.
E digo uma coisa: estou orgulhosa! Estão saindo trabalhos maravilhosos!!
E, como gosto sempre de participar e colaborar, propus-me a ajudá-las com a confecção de algumas obras no estilo do artista Vik Muniz, para que elas pudessem mostrar aos alunos e até servir-lhes de inspiração para as próximas obras do projeto sobre o artista.
Acho que vale a pena contar que atualmente sou coordenadora pedagógica em uma escola de educação infantil (crianças de 3 a 6 anos). As crianças estão super entusiasmadas com as obras do Vik Muniz e com as atividades que estão sendo propostas. Em breve teremos uma Mostra Cultural, onde os trabalhos serão expostos.

Abaixo posto algumas imagens dos trabalhos que fiz para as professoras utilizarem em sala com os alunos. Procurei utilizar somente restinhos de papéis, que estavam em uma caixa de retalhos lá no ateliê da escola.


A maçã foi a primeira que fiz. Utilizei papel de revista e retalhos de papel dobradura. O tema foi inspirado no outro projeto que está sendo trabalhado na escola pelas mesmas professoras: projeto alimentação.


Já para essa obra com o Globo Terrestre, utilizei somente papel de revista. Para as partes coloridas usei um dos maiores anúncios que tinha na revista (fiquei selecionando as partes com cores que me interessavam... risos).


Nessa obra do Coração, que foi a minha favorita dentre as três primeiras, fiz algo diferente: utilizei o papel de revista ao fundo, mas no tema principal utilizei bolinhas de papel crepon.
Quer coisa mais "tradicional" que o papel crepon? Mas o efeito fica maravilhoso. E o lance de ser 3d, "palpável" ao tato curioso dos alunos, deixa a obra ainda mais interessante.
E baseada nela, resolvi inventar mais uma obra, já que a receptividade para essas primeiras foi muito boa.


Fotografei os passos para vocês melhor visualizarem como construo esse tipo de obra.
Eu primeiro faço o desenho que quero, no papel cartão ou cartolina, e aí recorto pequeninos pedaços quadradinhos de revista (selecionando o tipo de folha que quero utilizar) e colo ao redor do tema. É trabalhoso, mas é gostoso.


Terminado de colar tudo, o aspecto fica como acima. Aí já recortei as bordinhas excedentes, dando acabamento à obra.
Bom, aí chega a obra de preencher o desenho, não é mesmo?


Picotei com as mãos alguns pedacinhos de crepon, enrolei e comecei a colar. E assim a obra vai tomando forma: ganhando não só volume, mas também cor e vida!

Essa obra do vasinho ainda não finalizei, mas assim que terminá-la, fotografarei e postarei aqui para que vocês possam acompanhar.

Espero que tenham gostado!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Feriado é dia de Sketch!

E também de retomar o antigo blog que eu e meu namorado, Mário Moreno, abrimos: Os Nossos Rabiscos !
Saímos para curtir o feriado juntos e desenharmos também, levando conosco nossas canetas nanquim, lápis e sketchbooks!
O resultado meu você pode conferir abaixo:


Recomendo a vocês todos que visitem o nosso site e vejam também o sketch que o Mário fez! Ficou muito bacana e bem diferente do meu, apesar de estarmos no mesmo lugar, lado a lado.

Bonequinha Russa

Ultimamente anda em alta entre os artistas mais "descolados", digamos, ter um Sketchbook.
Não que esse Sketchbook seja novidade, pois era muito utilizado pelos artistas mais antigos (exemplo: Monet, Renoir, Caravaggio, Leonardo da Vinci, Rembrandt etc...), mas creio que tenha ressurgido com nome e postura mais "pomposa" agora, na Contemporaneidade! (Bonito, não?...risos).
Para quem não conhece, Sketchbook é um caderninho no qual o artista faz estudos de campo, desenhos sem compromisso, rabiscos e até futuros projetos, sem aquela tensão toda da obra final, mas com o intuito de desenvolver novas técnicas, aperfeiçoar antigas, estudar e até mesmo desenhar por desenhar (o que também faz parte do processo educativo em Artes).
Pois bem... eu comprei um caderninho bonitinho nas últimas semanas e propus-me o seguinte: tentar fazer ao menos um desenho por dia, ou quase isso, para não enferrujar-me e, ainda, melhorar meu traço.

Tenho muito a melhorar em Artes, muito! Mas sinto que não tenho me dedicado o suficiente para reverter isso, para realmente melhorar. Então o meu novo companheiro Sketchbook vai me ajudar nessa tentativa.
E, claro, vou compartilhar algumas coisinhas aqui com vocês!

A primeira obra que compartilho do Sketchbook com vocês é a pequena Bonequinha Russa:


Devo ressaltar que não foi o meu primeiro desenho no Sketchbook... muito pelo contrário... mas é que curti tanto fazer essa bonequinha que resolvi mostrar a vocês!
Essa Bonequinha Russa é chamada Matrioska ou Matryoshka. Foi criada no Japão, mas ganhou notoriedadade na Rússia, onde fez grande sucesso entre as pessoas e tornou-se objeto de coleção.
Sempre via várias pessoas retratando essas bonequinhas, tão delicadas, que desejava um dia a retratar também!
A fiz utilizando nanquim!

Aguardem novas postagens do Sketchbook, as quais marcarei com o marcador "Sketchbook" para facilitar a visualização dos visitantes do blog. Aguardo, também, os comentários e sugestões de todos!
Grande beijo!