segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Fazendo Arte a la Vik Muniz

Vocês sabem, sou uma grande admiradora do artista Vik Muniz.
E, quando professora, trabalhei o artista com meus alunos. Agora, como coordenadora pedagógica, oriento minhas professoras nos trabalhos com os alunos sobre ele.
E digo uma coisa: estou orgulhosa! Estão saindo trabalhos maravilhosos!!
E, como gosto sempre de participar e colaborar, propus-me a ajudá-las com a confecção de algumas obras no estilo do artista Vik Muniz, para que elas pudessem mostrar aos alunos e até servir-lhes de inspiração para as próximas obras do projeto sobre o artista.
Acho que vale a pena contar que atualmente sou coordenadora pedagógica em uma escola de educação infantil (crianças de 3 a 6 anos). As crianças estão super entusiasmadas com as obras do Vik Muniz e com as atividades que estão sendo propostas. Em breve teremos uma Mostra Cultural, onde os trabalhos serão expostos.

Abaixo posto algumas imagens dos trabalhos que fiz para as professoras utilizarem em sala com os alunos. Procurei utilizar somente restinhos de papéis, que estavam em uma caixa de retalhos lá no ateliê da escola.


A maçã foi a primeira que fiz. Utilizei papel de revista e retalhos de papel dobradura. O tema foi inspirado no outro projeto que está sendo trabalhado na escola pelas mesmas professoras: projeto alimentação.


Já para essa obra com o Globo Terrestre, utilizei somente papel de revista. Para as partes coloridas usei um dos maiores anúncios que tinha na revista (fiquei selecionando as partes com cores que me interessavam... risos).


Nessa obra do Coração, que foi a minha favorita dentre as três primeiras, fiz algo diferente: utilizei o papel de revista ao fundo, mas no tema principal utilizei bolinhas de papel crepon.
Quer coisa mais "tradicional" que o papel crepon? Mas o efeito fica maravilhoso. E o lance de ser 3d, "palpável" ao tato curioso dos alunos, deixa a obra ainda mais interessante.
E baseada nela, resolvi inventar mais uma obra, já que a receptividade para essas primeiras foi muito boa.


Fotografei os passos para vocês melhor visualizarem como construo esse tipo de obra.
Eu primeiro faço o desenho que quero, no papel cartão ou cartolina, e aí recorto pequeninos pedaços quadradinhos de revista (selecionando o tipo de folha que quero utilizar) e colo ao redor do tema. É trabalhoso, mas é gostoso.


Terminado de colar tudo, o aspecto fica como acima. Aí já recortei as bordinhas excedentes, dando acabamento à obra.
Bom, aí chega a obra de preencher o desenho, não é mesmo?


Picotei com as mãos alguns pedacinhos de crepon, enrolei e comecei a colar. E assim a obra vai tomando forma: ganhando não só volume, mas também cor e vida!

Essa obra do vasinho ainda não finalizei, mas assim que terminá-la, fotografarei e postarei aqui para que vocês possam acompanhar.

Espero que tenham gostado!

Um comentário:

Vitor disse...

Jú, cada arte bela, cheias de personalidade e toque artístico. Parabéns! :-)