Não que esse Sketchbook seja novidade, pois era muito utilizado pelos artistas mais antigos (exemplo: Monet, Renoir, Caravaggio, Leonardo da Vinci, Rembrandt etc...), mas creio que tenha ressurgido com nome e postura mais "pomposa" agora, na Contemporaneidade! (Bonito, não?...risos).
Para quem não conhece, Sketchbook é um caderninho no qual o artista faz estudos de campo, desenhos sem compromisso, rabiscos e até futuros projetos, sem aquela tensão toda da obra final, mas com o intuito de desenvolver novas técnicas, aperfeiçoar antigas, estudar e até mesmo desenhar por desenhar (o que também faz parte do processo educativo em Artes).
Pois bem... eu comprei um caderninho bonitinho nas últimas semanas e propus-me o seguinte: tentar fazer ao menos um desenho por dia, ou quase isso, para não enferrujar-me e, ainda, melhorar meu traço.
Tenho muito a melhorar em Artes, muito! Mas sinto que não tenho me dedicado o suficiente para reverter isso, para realmente melhorar. Então o meu novo companheiro Sketchbook vai me ajudar nessa tentativa.
E, claro, vou compartilhar algumas coisinhas aqui com vocês!
A primeira obra que compartilho do Sketchbook com vocês é a pequena Bonequinha Russa:

Devo ressaltar que não foi o meu primeiro desenho no Sketchbook... muito pelo contrário... mas é que curti tanto fazer essa bonequinha que resolvi mostrar a vocês!
Essa Bonequinha Russa é chamada Matrioska ou Matryoshka. Foi criada no Japão, mas ganhou notoriedadade na Rússia, onde fez grande sucesso entre as pessoas e tornou-se objeto de coleção.
Sempre via várias pessoas retratando essas bonequinhas, tão delicadas, que desejava um dia a retratar também!
A fiz utilizando nanquim!
Aguardem novas postagens do Sketchbook, as quais marcarei com o marcador "Sketchbook" para facilitar a visualização dos visitantes do blog. Aguardo, também, os comentários e sugestões de todos!
Grande beijo!
Um comentário:
Muito bonito, Ju. Continue assim, seu caminho está ficando somente mais rico conforme você faz belas artes. Parabéns!
Postar um comentário