quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ressuscitando uma paixão...

Quando eu tinha por volta de 12/13 anos de idade, eu fazia curso de desenho num ateliê de artes livre com uma professora maravilhosa, a qual considero muito até hoje, chamada Olga Cordeiro Dias (conhecida pelo carinhoso apelido "Olguinha").
E foi nas aulas da Olguinha que eu conheci esse material (entre tantos outros) que encantou-me de primeira: o nanquim!
Lembro que na época fiz vários desenhos, quadros (inclusive expostos no Teatro Municipal de Santo André-SP), aplicando a técnica. Mas o tempo passou, muitas atribulações vieram, novos materiais me encantaram e deixei meio de lado o nanquim.
Pois bem, paixões assim apenas "adormecem"... e essa adormeceu por muitos anos e voltou agora, aos meus 28 anos de idade, por apoio e incentivo do meu namorado, também artista.

À princípio, fiquei receosa de não ter mais o "jeito" com o material, mas que nada, surpreendi-me! Notei que algumas dificuldades que eu tinha com o material eram próprios da idade e da coordenação motora (por exemplo a pressão com a pena, a leveza nos traços etc.).
E foi assim que resolvi arriscar...

Escolhi como tema, para um trabalho tão especial, a paisagem que encantou-me por anos na série de tb que eu adoro ("Dawson's Creek"): os piers e lagos da cidade de "Capeside" (nome fictício dado na série à cidade de Willmington - Carolina do Norte - EUA).

Ainda tenho um longo caminho a percorrer na técnica, mas confesso que estou empolgadíssima e gostei muito do primeiro resultado.
Sinto falta do colorido? Com certeza! Mas nanquim é uma técnica tão bonita e tão gostosa que compensa deixar o colorido para outro momento...
Mas ainda trarei um pouco de colorido aos meus próximos trabalhos, aguardem!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

"Coelhinho da Páscoa"

A Páscoa já passou, mas fiquei de registrar aqui a homenagem que fiz aos meus alunos nesse período festivo... e eis que finalmente consegui fotografar o desenho, a la Romero Britto (claro! rs...) que fiz para colocar no mural da escola, desejando feliz páscoa.





E o mais engraçado é que quando fui tirar o desenho do mural, para guardar e fotografar pra por no blog, é que notei que algum aluno (não sei mesmo qual) escreveu no desenho: nota 10,0!
Ha ha ha... esses alunos são demais, adoro eles!! E pelo visto eles gostaram do desenho também!

Eu gostei bastante do resultado. Fiz à lápis de cor aquarelável (sem efeito aquarela) e canetinha hidrocor (apensar pro contorno do desenho).

sábado, 11 de abril de 2009

Salve o Tricolor Paulista!!


A foto não saiu das melhores, mas tudo bem. O que importa é que esse Kusudama Elektra foi feito com muito amor e carinho para alguém que me é muito especial.

Escolhi as cores: vermelha, preta e branca, por conta do nosso time do coração, o São Paulo Futebol Clube, também conhecido como "Tricolor Paulista".
O dono do kusudama? Ahhhh meu amorzinho, né? o Mário!! :o)

Pra complementar o kusudama que por si só já é uma graça, fiz três tsurus, um de cada cor, coloquei algumas miçangas furtacor para darem um ar especial e, ainda, algumas miçanguinhas pequenas nas cores do tricolor, para arrematar o visual.

Ele adorou, claro! :o)
E o melhor: além de trazer muito amor e felicidade ao meu amorzinho, vai ajudar o nosso time no jogo importantíssimo que teremos nesse final de semana e também no do próximo...
Então, pra finalizar, vai Tricolor!!! (risos)

*ps: os quadradinhos usados tinham 5cm de lado (adoro essa medida) e usei papel color plus.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

A Borboletinha e a Flor

Em semana de aula sobre Romero Britto...





... mais um desenho que fiz, enquanto os alunos também faziam os deles (que, aliás, estão ficando maravilhosos!!).
Novamente usei lápis aquarela e canetinha hidrocor sobre papel sulfite tamanho A4.
O que será que vai surgir na aula de amanhã? (risos)