quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

"Transformando Sonhos em Realidade"


Ano passado, no 2º semestre, surgiu uma proposta de desenvolver um trabalho com os alunos do período da tarde que fosse depois entregue à Câmara Municipal para a sua reinauguração, para que fizesse parte do acervo permanente do local.
Abracei a idéia e logo pus-me a pensar na melhor opção de trabalho.
Os recursos eram quase inexistentes, então tinha de ser um trabalho moderno, bonito e que custasse pouco financeiramente.
Foi aí que tive a idéia de trabalhar com a técnica de Mosaico, só que feito de papel e, nesse caso do projeto em específico, que fosse reciclado.
Foi um trabalho envolvendo praticamente os 110 alunos do período da tarde, que sob minha coordenação chegaram ao desenho e confeccionaram o painel.

O painel, entitulado pelos alunos de "Transformando Sonhos em Realidade", tem por dimensões: 2 m de comprimento por 1m de altura, foi totalmente feito com papel reciclado, impermeabilizado com cola e verniz. Procura simbolizar as várias faces da cidade, as inúmeras oportunidades de diversão, lazer, educação, trabalho, formação etc que a cidade oferece a eles (jovens).

Foi um trabalho muito minucioso, intenso, mas que foi muito gratificante pra mim e para meus alunos, que ficaram orgulhosos do trabalho realizado.
A partir desse projeto que comecei a trabalhar mosaico de papel com todos os alunos, dos dois períodos, em tela individuais.

Para quem quiser ver de pertinho esse trabalho, ele está em exposição permanente na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo - SP.
Será um prazer saber que ele foi visitado por vocês, leitores do blog!
E, caso alguém vá visitar (o que espero muito!!), deixe um recadinho contando a experiência!

Abaixo uma foto de parte dos alunos que participaram do projeto, segurando o painel, super felizes:


O trabalho foi gratificante e eu tenho muito orgulho do resultado final, do processo e do talento desses meus queridos alunos!

Um comentário:

Léo disse...

Parabéns, criatividade e bom gosto demonstrado com baixo custo e de forma sustentável!! Continue...