terça-feira, 23 de outubro de 2007

Meu quadro: " Piuí "



Após todo um planejamento prévio (iniciado em Julho, no recesso escolar), com esboços e planejamento de tamanho de tela painel, disposição, criação da idéia, etc etc... e alguns meses de pintura delicada e dedicada, finalmente ficou pronto meu novo quadro, o qual batizei de "Piuí "!
O nome surgiu em virtude da expressão sonora que todos nós lembramos ao falar e/ou mesmo pensarmos em um trem: piuí !!!

O quadro é totalmente infantil, foi planejado pra isso. Na verdade a criação foi feita pensando-se especialmente em seu destinatário: uma bebê que está por vir ao mundo, neta de uma amiga da minha mãe.
Como na época da criação do quadro não sabíamos o sexo do bebê que estava por vir, pensei em logo criar uma obra que tivesse um caráter totalmente infantil, mas que não fosse ligada somente a um sexo.. mas sim que fosse ligada aos dois, ou seja, que tivesse identificação tanto com os meninos como com as meninas.
Foi aí que surgiu a idéia do trenzinho: um trem infantil, alegre, simples, de brinquedo, repleto de cores e bichinhos, expressando amor, carinho e alegria (coisas que desejamos a uma criança que está vindo ao mundo, né?!).
E, claro, um maquinista todo simpático e feliz, dirigindo o pequeno trenzinho pelo mundo.

Os animais escolhidos são alguns animais que as crianças adoram e que fazem parte das histórias e brincadeiras infantis: leão, elefante, girafa e foca. Cada um com uma expressão peculiar e simpática, o que confere um ar de graça ao quadro.

O tamanho da tela painel é de 50x20cm, a técnica utilizada é óleo sobre tela.

Seguem abaixo algumas das imagens, com detalhes, de cada pedaço do quadro, para uma melhor idéia da obra:


O maquinista simpático e sorridente conduzindo o pequeno trem...

O leãozinho em destaque, com sua exuberante juba e carinha marota...

O elefantinho e a girafinha, ambos com carinhas engraçadas: a girafa com ar de curiosa e o elefante com carinha sapeca (expressões típicamente infantis)...

Por fim, a foquinha com sua inseparável bola (um "clássico" das histórias infantis) conferindo um ar de brincadeira e travessura ao trenzinho.

A lateral esquerda da tela painel.

E, por fim, a lateral direita da tela painel.

Esse é um exemplo de quadro que pode muito bem decorar qualquer ambiente infantil, mas que foi especialmente planejado para um quarto de bebê e que com certeza irá alegrar um pouco mais o cantinho da nenê que está por vir.

Nenhum comentário: