segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Aulas de Quilling

Iniciei semana passada, mas estarei trabalhando a fundo com todas as turmas a partir dessa semana, o plano de aula sobre a técnica "Quilling". E pelo que vi, meus alunos ficaram já hiper entusiasmados (e alguns já começaram a produzir peças interessantíssimas!).

"Quilling" é a arte de enrolar filipetas de papel e compor as mais diferentes formas e figuras.
Pelo o que pesquisei, é uma técnica que surgiu há muitos e muitos anos na Europa, com o intuito de decoração (as senhoras utilizavam a técnica para compor peças religiosas, decorar quadros e caixas, entre outros...).

Para que meus alunos tivesse uma idéia inicial do que é o "Quilling", improvisei um painel com algumas figuras bem simples que podem ser feitas com a técnica: dois tipos de flores, alguns balões de aniversário e uma borboleta. Conforme figura abaixo:
Eles amaram! E já ficaram hiper entusiasmados.
Aí o que pedi? Pedi para que cada grupo da sala se encarrega-se de recortar tirinhas de papel color plus, com largura de 0,5 cm, de cores diferentes, para que depois nós começassemos a aprender as formas básicas do "Quilling".

Para ensinar as formas básicas a eles (algumas das infinitas formas que podem ser criadas com as filipetas de papel enroladas), confeccionei uma espécie de "gabarito", no qual colei uma forma de cada tipo. O mesmo pedi a eles que fizessem: conforme iam criando as formas, iam colando num papel para que depois tivesse um "gabarito", um referencial para suas futuras confecções de peças em "Quilling".
Eis o gabarito que fiz (super simples):


Na próxima aula confeccionaremos cartões e marcadores de livros utilizando a técnica. Estou ansiosa por ver os trabalhos de meus alunos... e providenciarei fotos para mostrar a vocês também as belas produções deles (sim, porque já imagino as lindas criações que farão!).


Nenhum comentário: